3 vantagens de viver na periferia dos centros urbanos

Image from

Com a pandemia e a adoção do teletrabalho, muitas pessoas perceberam que poderiam trabalhar a partir de qualquer lugar. Ou seja, sem necessidade de se deslocarem diariamente aos escritórios da empresa. Esta nova realidade associada à subida dos preços da habitação (em especial, nos grandes centros urbanos) levou muitas famílias a tomarem a decisão de irem viver na periferia das principais urbes ou mesmo no interior do país. 

Conheça alguns benefícios de viver fora das grandes cidades. 


Os benefícios de viver na periferia 

Casas com maiores áreas e mais baratas, menos poluição e redução de stress causado pela falta de estacionamento. Eis algumas das vantagens de viver fora dos grandes centros urbanos: 

  • Menor custo de vida
  • Uma das principais vantagens de viver fora das grandes cidades está relacionada com os menores custos da habitação. Dependendo da zona escolhida, poderá ser mais fácil e mais barato encontrar uma casa com maiores áreas (interiores e exteriores) na periferia do que no centro de uma cidade. Pode ver as diferenças entre os preços praticados pelos vários municípios nas estatísticas de preços da habitação ao nível local, publicadas trimestralmente no Instituto Nacional de Estatística (INE).
  • Maior tranquilidade
  • Ao viver na periferia consegue eliminar algumas das desvantagens associadas à experiência urbana, como é o caso da poluição, do trânsito caótico, do estacionamento impossível ou do barulho. Desta forma, poderá usufruir de mais qualidade de vida, com uma maior tranquilidade e com um ambiente mais descontraído comparativamente àquele que teria se vivesse no centro de uma grande cidade.
  • Conveniência
  • O facto de morar fora de uma grande cidade, mas suficientemente perto dos centros urbanos, dá-lhe a oportunidade de continuar próximo de uma série de infraestruturas essenciais – como os hospitais, as escolas e opções de cultura e lazer –, que habitualmente se encontram concentradas dentro das cidades. 


Apesar destas vantagens, deixar de morar numa grande cidade e passar a viver na periferia também apresenta alguns inconvenientes. Deve, assim, ponderar bem antes de decidir. Por exemplo, se trabalha na cidade é importante escolher uma zona para viver que tenha uma boa rede de transportes públicos e bons acessos rodoviários para evitar perder demasiado tempo do seu dia no trajeto entre a casa e o trabalho. 


Dessa forma, se está a pensar em mudar de casa, contacte-nos. Na Nolon, temos uma vasta carteira de imóveis disponíveis para venda e podemos orientá-lo passo a passo no processo de compra de habitação.