Num mundo marcado pela inovação, múltiplas tendências tecnológicas emergem diariamente. Entre elas, destaca-se, então, a evolução do trabalho baseado em dados, auxiliando na preparação para o futuro. Sabe em que consiste este método revolucionário? Conhece o impacto de big data no mercado imobiliário?
O que é big data?
Big data é o sistema de recolha e armazenamento de um grande volume de dados, processados a alta velocidade, recorrendo a ferramentas tecnológicas e a métodos analíticos avançados. A sua consulta permite, frequentemente, prever comportamentos e padrões de consumo (data mining). Recolhe-se de motores de busca, websites, redes sociais, sinais de smartphones e registos de pagamentos.
A importância da utilização de big data no mercado imobiliário
Os profissionais tomam decisões baseadas não só na sua experiência, mas também em factos concretos e nas tendências passadas. Contudo, considerando a quantidade e a diversidade de informação disponível, torna-se difícil recolher, reconhecer e analisar os dados relevantes em tempo útil.
Portanto, as tecnologias de big data ajudam na aceleração e no aprimoramento deste processo. Aliás, a informação é mesmo o recurso mais valioso da atualidade. Graças a ela, profissionais experientes podem tomar melhores decisões, com um rigor e uma capacidade de previsão maiores. Todavia, é sempre crucial assegurar uma interpretação adequada dos dados recolhidos.
Vantagens do uso de big data
Vários são os benefícios da aplicação de tecnologias de big data no mercado imobiliário, a saber:
- Elevada velocidade de processamento de informação, libertando tempo para outras atividades e permitindo decisões rápidas;
- Capacidade de estruturação e análise abrangente de inúmeros dados, de múltiplas fontes;
- Potencial para interligar os dados recolhidos, facilitando a identificação de tendências e, consequentemente, a adaptação a fenómenos futuros.
Exemplos práticos da utilidade de big data
Recorrendo a big data, pode detetar-se, por exemplo, a insatisfação dos clientes, permitindo atuar antes que estes procurem outras soluções. Graças ao emprego de big data no mercado imobiliário é ainda possível perceber pequenas diferenças fundamentais entre países, regiões, cidades e bairros, permitindo uma determinação mais exata do valor e das características dos seus imóveis. Aliás, este recurso facilita o cruzamento de dados, como:
- Preços de venda e compra;
- Volume de procura;
- Características das infraestruturas;
- Ligações a redes de transporte;
- Níveis de segurança e de limpeza;
- Estilos de vida dos habitantes;
- Preferências e nível de compromisso dos compradores;
- Comportamento do consumidor (hipotecas e pontuações de crédito);
- Situação financeira da população e o seu poder de compra;
- Orçamentos.
Ademais, pode ser fundamental na definição e caracterização do público-alvo, isto é, dos potenciais compradores relevantes para cada transação. Nesse sentido, o Banco de Portugal destaca o principal benefício para os consumidores: a big data permite a comercialização de produtos e serviços personalizados, mais adequados às suas necessidades.
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