Como escolher o melhor crédito para obras na sua habitação?

Image from

Ao longo do tempo, os imóveis carecem de remodelações, devido à sua degradação progressiva. Todavia, os custos associados podem revelar-se um obstáculo. Deve, portanto, procurar o melhor crédito para obras, adequado à sua situação. Descubra, então, como o escolher. 


O que é e como funciona o crédito para obras? 

Para garantir que opta pelo melhor crédito para obras, precisa de compreender o seu funcionamento. Este pode ser concedido como um crédito pessoal e permite-lhe financiar todas as despesas da renovação da sua casa — não só as de reabilitação, mas também as de decoração. Até porque no crédito pessoal há a possibilidade de ter a finalidade obras e esta costuma ter uma taxa mais baixa que um crédito pessoal para liquidez, ou sem finalidade. Assim, pode solicitá-lo com o intuito de: 

  • Adquirir mobiliário e/ou eletrodomésticos; 
  • Construir novas divisões e/ou reestruturar as existentes; 
  • Reparar danos; Garantir os materiais necessários; 
  • Financiar a mão de obra. 


Se escolher o melhor crédito para obras, o tempo de espera pela aprovação é de até 48 horas, variando consoante a entidade bancária e o seu histórico financeiro. Pode aumentar a probabilidade de sucesso e de que a sua taxa de esforço é baixa. Relembramos que, no caso de haver dívidas, não existe a hipótese de lhe ser concedido crédito. 


Como pedir o melhor crédito para obras? 

Para solicitar o melhor crédito para obras, deve dirigir-se a um Intermediário de Crédito, como é o caso da Twinkloo, pois irão procurar as melhores condições e compará-las, nomeadamente as taxas de juro. 

Se quiser evitar perder tempo na pesquisa e na negociação do melhor crédito para obras, pode recorrer a intermediários com experiência no mercado, como a Twinkloo.

Assim, as categorias de crédito para obras mais comuns são: 

  • Pessoal para obras; 
  • Reabilitação urbana (para imóveis com mais de 30 anos) 


Aliás, pode revelar-se vantajoso adquirir um imóvel deteriorado a um preço baixo com a finalidade de o recuperar, combinando créditos com diferentes finalidades. Sabia que existem, ainda, créditos especializados na obtenção de recheio? Estes créditos oferecem melhores condições, como taxas de juro mais baixas e prazos de pagamento mais prolongados. No entanto, se não pagar as prestações mensais, pode ser feita uma segunda hipoteca, sendo que este poderá ser feito na instituição onde fez o crédito habitação, e assim o prazo ser maior, mas há elementos que deve ter em consideração, tais como: 

  • A relação financiamento garantia tem de o permitir e nestas situações é frequente os bancos pedirem os orçamentos bem como fazerem vistorias ao imóvel para verificar as respetivas condições; 
  • Os custos, visto que estes também são diferentes, por que há necessidade de fazer um mútuo e registá-lo na CRP (Certidão de Registo Predial).

Em caso de emergência, considere um crédito pessoal genérico, mais rápido e menos burocrático. Para reduzir as taxas de juro, pense em consolidar créditos ou em aderir a serviços com bonificações. Quer saber mais informações? Fale com um Intermediário de Crédito com a Twinkloo. 


Por fim, não se esqueça da documentação necessária: 

  • Documento de identificação; 
  • Comprovativos de morada fiscal, IBAN e rendimentos; 
  • Mapa de responsabilidades. 


Se está a considerar comprar casa, conte com a equipa especializada da Nolon.