O coworking revela-se uma tendência em crescimento internacionalmente. Se possui ou pretende comprar um imóvel com o intuito de criar um espaço de coworking, há diversos fatores a considerar para garantir o sucesso desse investimento. Fique, então, a conhecê-los.
O que é um espaço de coworking e quais são as suas vantagens?
Coworking é um modelo de trabalho em que empresas, trabalhadores independentes e freelancers de diversas áreas partilham recursos. Assenta, essencialmente, na colaboração e na comunicação, trazendo benefícios para a sustentabilidade e a flexibilidade dos negócios, mas também para a troca de experiências e a criação de redes de contactos.
Geralmente, os beneficiários de coworking operam no mesmo espaço, dividindo despesas como o arrendamento, a água ou a eletricidade, e partilhando zonas comuns, como a receção e o refeitório, por exemplo.
Existem três categorias de espaço de coworking para alugar:
- Escritório privado — com alguma privacidade, mas próximo de outros, permitindo o diálogo;
- Sala de reuniões — para receber clientes e parceiros ou para conduzir reuniões de equipas, workshops, palestras, formações ou exposições;
- Open space — área de trabalho partilhada que promove a interação, com todo o material de escritório necessário em cada secretária.
Características a ter em conta na escolha do imóvel e na sua transformação
Na verdade, qualquer imóvel pode tornar-se num espaço de coworking funcional. Contudo, há determinados aspetos e dicas a considerar para garantir o retorno do investimento, a saber:
- Escolher uma boa localização, com facilidade de acessos — verifique a disponibilidade de transportes públicos, de serviços ou a intensidade do trânsito nos arredores;
- Optar por um espaço amplo (para open space) ou por um imóvel com várias divisões (para escritórios privados). Para isso, explore a nossa vasta carteira de opções;
- Incluir uma área para reuniões, com uma mesa larga e equipada com projetor;
- Preparar uma secção para refeições, equipada com eletrodomésticos essenciais (frigorífico, micro-ondas, máquina de café);
- Providenciar casas de banho e garantir o serviço de limpeza regular;
- Assegurar uma ligação à Internet rápida e constante.
Se possui uma segunda habitação, pode transformá-la num espaço de coworking em Portugal e, assim, rentabilizá-la. Para tal, deve efetuar reparações ou melhorias, tendo em atenção, por exemplo, questões como a potência energética. Verifique, também, a licença de utilização do seu imóvel e, se não existir ou não for adequada, solicite-a na Câmara Municipal.
Lembre-se ainda de cumprir todas as normas legais para a utilização do edifício com o fim de prestação de serviços. Pode consultá-las no Regulamento Geral de Higiene e Segurança do Trabalho, no Regime Jurídico da Segurança contra Incêndios e no Regime da Acessibilidade aos Edifícios e Estabelecimentos que recebem Público.
Se pretende comprar um imóvel para montar um espaço de coworking, conte com o apoio da equipa especializada da Nolon.