Construir ou comprar casa constitui, sem dúvida, um dos maiores investimentos da nossa vida. Todavia, têm surgido novas tendências de poupança, recorrendo a alternativas como, por exemplo, as casas pré-fabricadas. Conhece as vantagens e desvantagens desta possibilidade e as hipóteses de financiamento para casas pré-fabricadas?
O que são casas pré-fabricadas?
As casas pré-fabricadas são totalmente construídas numa fábrica certificada e transportadas integralmente até ao local de instalação. Já as casas pré-fabricadas modulares, por serem maiores, dividem-se em módulos que facilitam o transporte, unindo-se posteriormente.
Quais são as obrigações legais para casas pré-fabricadas?
Independentemente do método de construção, o licenciamento é obrigatório, tal como determina o Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação. Afinal, o enquadramento legal das casas pré-fabricadas é idêntico ao das tradicionais, tratando-se de uma edificação. Revela-se, pois, crucial verificar se existem condicionantes à instalação de uma casa pré-fabricada num terreno, consultando o Plano Diretor Municipal. Posteriormente, deve-se apresentar o projeto de construção arquitetónica à Câmara Municipal. Após obter a licença de construção, terá ainda de assegurar as licenças de habitação e de utilização.
Vantagens e desvantagens das casas pré-fabricadas
Consoante as circunstâncias, a escolha de uma casa pré-fabricada pode apresentar múltiplos benefícios, como, por exemplo:
- A sua construção, no ambiente controlado de fábrica, é mais célere;
- Os custos tendem a ser inferiores;
- O desperdício e os resíduos reduzem-se, graças aos materiais reciclados e à otimização do processo de produção;
- Apesar de leves, os materiais de construção (cimento, madeira e painéis isoladores) mantêm níveis de qualidade, segurança e resistência elevados.
Contudo, é também vital considerar alguns inconvenientes, a saber:
- Os modelos são pré-definidos, podendo apenas alterar-se a dimensão, o design e os acabamentos;
- A sua durabilidade (de 50 a 70 anos) é, geralmente, inferior à das casas tradicionais, exigindo mais cuidados de conservação;
- O acesso a crédito habitação e a seguros de vida e multirriscos pode revelar-se desafiante.
Que opções de financiamento para casas pré-fabricadas existem?
A obtenção de condições de crédito habitação favoráveis e a contratação de seguros constituem os maiores obstáculos nesta decisão. Afinal, as opções de financiamento para casas pré-fabricadas, especificamente, revelam-se escassas e, por isso, apresentam taxas de juro elevadas e períodos de pagamento mais curtos.
Deverá, pois, ponderar recorrer ao apoio de intermediários de crédito, como a Twinkloo. A sua experiência no mercado torna-os capazes de negociar com as instituições que fornecem financiamento para casas pré-fabricadas, encontrando as melhores alternativas.
Lembre-se: alguns bancos podem apresentar-lhe opções de crédito habitação tradicionais ou sugerir-lhe um crédito pessoal (com taxas de juro superiores).
Se pretende comprar casa, conte com a equipa de especialistas da Nolon para o ajudar.