Os dados do primeiro trimestre de 2020, revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), permitem concluir que os preços das casas em Portugal continuam a aumentar a um ritmo recorde. Se pretende investir no mercado imobiliário, deve estar atento à evolução do preço do metro quadrado por concelho (sobretudo num contexto cada vez mais marcado pela incerteza). A Nolon dá-lhe uma ajuda.
Preço médio das casas em subida
1.117 euros: é este o valor mediano das casas vendidas em Portugal no primeiro trimestre do ano. Falamos, assim, de um aumento de 3,3% em relação ao último trimestre de 2019 e de um crescimento homólogo de 10,5%. As evoluções mais expressivas desde que há registo.
De notar que os dados em análise ainda não contemplam o impacto da pandemia nestes valores. No entanto, e apesar da tendência de estabilização sentida até aqui, os recentes dados revelados pela Confidencial Imobiliário referem que o preço de venda das casas em Portugal continental desceu em setembro de 2020. Tal facto não se verificava desde setembro de 2015.
Como varia o preço do metro quadrado por concelho?
O preço do metro quadrado por concelho varia bastante ao longo do território nacional. Por exemplo, os últimos dados do INE, a Área Metropolitana de Lisboa e a zona do Algarve são as duas sub-regiões com valores mais elevados, com uma média de 1.515 euros e 1.668 euros por metro quadrado, respetivamente. No entanto, o concelho do país onde o chão vale mais dinheiro é mesmo o de Lisboa (3.333 euros/m²). Na outra ponta da tabela, encontramos municípios como Barrancos, Crato ou Figueira de Castelo Rodrigo, com preços fixados abaixo dos 200 euros/m². Mais perto da mediana nacional, encontramos a cidade do Porto, onde o preço das casas se fixou nos 1.873 euros/m².
Para saber ao detalhe o preço do metro quadrado por concelho, pode consultar este mapa interativo. Faça investimentos inteligentes com a Nolon!