Qual é o preço do metro quadrado por concelho?

Image from

Os dados do primeiro trimestre de 2020, revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), permitem concluir que os preços das casas em Portugal continuam a aumentar a um ritmo recorde. Se pretende investir no mercado imobiliário, deve estar atento à evolução do preço do metro quadrado por concelho (sobretudo num contexto cada vez mais marcado pela incerteza). A Nolon dá-lhe uma ajuda. 


Preço médio das casas em subida 

1.117 euros: é este o valor mediano das casas vendidas em Portugal no primeiro trimestre do ano. Falamos, assim, de um aumento de 3,3% em relação ao último trimestre de 2019 e de um crescimento homólogo de 10,5%. As evoluções mais expressivas desde que há registo. 

De notar que os dados em análise ainda não contemplam o impacto da pandemia nestes valores. No entanto, e apesar da tendência de estabilização sentida até aqui, os recentes dados revelados pela Confidencial Imobiliário referem que o preço de venda das casas em Portugal continental desceu em setembro de 2020. Tal facto não se verificava desde setembro de 2015. 


Como varia o preço do metro quadrado por concelho? 

O preço do metro quadrado por concelho varia bastante ao longo do território nacional. Por exemplo, os últimos dados do INE, a Área Metropolitana de Lisboa e a zona do Algarve são as duas sub-regiões com valores mais elevados, com uma média de 1.515 euros e 1.668 euros por metro quadrado, respetivamente. No entanto, o concelho do país onde o chão vale mais dinheiro é mesmo o de Lisboa (3.333 euros/m²). Na outra ponta da tabela, encontramos municípios como Barrancos, Crato ou Figueira de Castelo Rodrigo, com preços fixados abaixo dos 200 euros/m². Mais perto da mediana nacional, encontramos a cidade do Porto, onde o preço das casas se fixou nos 1.873 euros/m². 


Para saber ao detalhe o preço do metro quadrado por concelho, pode consultar este mapa interativo. Faça investimentos inteligentes com a Nolon!